Criar um Site Grátis Fantástico
Persuasão (O que é)
Persuasão (O que é)

 

 

PERSUASÃO

 

A palavra persuadir vem do latim “Persuadere”, que significa aconselhar ou “levar a uma opinião”. Já o termo “convencer”, é derivado de a palavra vencer, o que nos leva a concluir que a pessoa convencida foi antes de tudo “vencida” por uma argumentação.

A pesquisa.

 

 Dicas que poderão ser bastante úteis.

  • Procurar fazer elogios sinceros às pessoas, em seus relacionamentos.
  • Dar atenção, ouvir de fato e interessar-se pelas pessoas.
  • Evitar criticar e condenar quem quer que seja.
  • Sorrir sempre que possível.
  • Tratar todos pelo nome.
  • Evitar discussões.
  • Evitar queixar-se demasiadamente.

                               Estas são algumas regras de relações humanas que, se utilizadas habitualmente, farão com que nossa capacidade de persuasão seja automaticamente melhorada.

 

https://www.algosobre.com.br/carreira/como-desenvolver-a-persuasao.html

 

 

Técnica 1

A repetição

 

Para aumentar a frequência

(Um método simples de persuadir pessoas)

A repetição de uma palavra, anúncio ou padrão visual não somente faz com ele seja lembrado (o que é persuasivo em si mesmo), mas também nos leva a aceitá-lo como verdadeiro.

Observe por exemplo o efeito causado pelas músicas tocadas nas rádios. Elas são famosas por que realmente são boas ou porque a sua repetição exaustiva nos faz aceitá-las dessa forma?

ChangingMinds 

Escreve sobre isso na pesquisa de persuasão de Hugh Rank’s (Teaching about public persuasion, 1976):

 

Nossos cérebros são excelentes combinadores de padrão. A repetição cria um padrão, o que consequentemente chama a nossa atenção. A repetição cria familiaridade e é essa familiaridade que nos faz gostar muito mais do que desprezar um determinado produto. Quando estamos em um supermercado, por exemplo, somos muito mais propensos a comprar marcas conhecidas, mesmo nunca tendo utilizado o produto antes.

Leve em consideração também que muitas pessoas têm de repetir as coisas várias vezes antes de ficar convencido (Experimentar sapatos, por exemplo). Três vezes é um número comum.

Então, a dica é usar sempre que possível à repetição dos benefícios-chave ou proposição de valor em seus materiais de vendas e campanhas publicitárias. Use a repetição amigável para criar familiaridade e, portanto, apreciação por parte dos clientes.

 


 

Técnica 2

Limitação

 

Limitar a Quantidade que Você pode Comprar faz Você comprar Mais

Acreditávamos que clientes de supermercados que viram sinais numéricos, tais como “Limite de 12 por pessoa ” iriam comprar muito mais do que aqueles que viram sinais tais como “Sem Limite por pessoa”.

 


 

Técnica 3

Leve as pessoas a concordarem com Você em Primeiro Lugar

 

Então, quando você estiver vendendo alguma coisa, procure começar seu discurso com declarações ou informações que represente um mundo em que os seus clientes possam concordar primeiro. E por mais incrível que isso possa parecer, funciona mesmo que essas declarações não tenham nada a ver com o que você está vendendo. Mas cuidado, pois dependendo do que disser, corre o risco de parecer bobo para a sua audiência.

 


 

Técnica 4

Seja Confiante, e Fale Rápido.

 

A melhor maneira de persuadir uma audiência que não está inclinada a concordar com você é falar rápido. O ritmo acelerado é perturbador e faz com que as pessoas tenham dificuldade para encontrar as falhas em seus argumentos.

http://www.comece.me/12-maneiras-pouco-conhecidas-de-persuadir-pessoas


 

Técnica 5

De dois pedidos

 

A técnica baseia-se em fazer uma pergunta menor, cuja resposta seja irrecusável antes de pedir o que você realmente quer. Ou seja,

Você deverá fazer dois pedidos para a pessoa que deseja persuadir, sendo que o primeiro deles deverá ser algo que a pessoas comumente não recusaria (perguntas que horas são, por exemplo), e apenas depois que você tiver a atenção da pessoa, você deverá fazer o pedido principal.

Para testar a sua teoria, o pesquisador Dariusz Dolinsk contratou um ator, que parava as pessoas na rua alegando que estava com dores nas costas, e pedindo com educação para que as mesmas amarrassem o cadarço dele. Obviamente, a grande maioria das pessoas ajudou-o a amarrar o cadarço. Logo depois, o ator pedia para a mesma pessoa responder a um breve questionário sobre marketing.

Perto dali, um outro ator abordava as pessoas sem usar a técnica de persuasão, apenas solicitando para que as pessoas respondessem o mesmo questionário sobre marketing.

O resultado foi impressionante. Praticamente todas as pessoas abordadas no primeiro caso, se propuseram a responder o questionário, enquanto no segundo caso, pouquíssimas pessoas deram atenção ao ator contratado.

Resumindo:

Se você quiser convencer seu pai a lhe dar dinheiro, ou então fazer com que aquela garota linda do seu colégio aceite o seu convite para o cinema, não esqueça de preceder o pedido com algo suficientemente esquisito e irrecusável antes de tentar a sorte.

http://www.operariosdaweb.com.br/tecnica-de-persuasao/

 


 

Técnica 6

O momento certo de falar.

 

Entenda como o momento certo é importante. Saber como persuadir pessoas não é apenas saber falar ou ter uma boa linguagem corporal – é também saber o momento certo de falar. Caso se aproxime das pessoas quando elas estiverem relaxadas e mais abertas à discussão, você irá alcançar resultados melhores e mais rapidamente.

 

  • Pessoas são mais sujeitas à persuasão logo após agradecerem alguém – elas se sentem em dívida com essa pessoa. E as pessoas que são agradecidas estão na melhor forma para persuadir alguém – elas se sentem “superiores”. Se alguém agradecer-lhe por algo, este é o momento perfeito para pedir algum favor. Algo do tipo como “Aquilo que vai, volta”. Você coçou as costas da pessoa, e agora está na hora da pessoa coçar as suas. Conheça as pessoas. Uma grande parte do sucesso de uma persuasão está baseada no seu relacionamento com seu cliente/filho/amigo/funcionário. Se você não conhece bem a pessoa, é imprescindível que construir uma conexão com ela imediatamente – ache coisas em comum o mais rápido possível. Seres humanos, no geral, sentem-se mais seguros (e assim se apegam mais) com pessoas que são parecidas com eles. Então, faça amizade e conheça as pessoas.
  • Primeiramente fale a elas o que as interessa. Uma das melhores formas de fazer pessoas se abrirem é falar sobre algo que seja a paixão delas. Faça perguntas inteligentes, de significado, sobre o que interessa a elas – e não se esqueça de dizer por que essas coisas lhe interessam também! Ver que você tem um espírito parecido com o dela irá fazer com que a pessoa seja receptiva e aberta.
  • Aquela é uma foto da pessoa em uma pescaria? Legal! Você estava justamente interessado em começar a pescar também – mas em que época do ano a pescaria é melhor? Esse é um ótimo ponto para início de conversa.

 


 

Técnica 7

Ser convencido

 

Seja convencido. Quem imaginaria que ser convencido seria uma coisa boa (nos momentos certos)? De fato, recentes estudos têm dito que seres humanos preferem petulância à expertise. Já se perguntou por que políticos sem noção e charlatões conseguem sair ilesos de tudo? Não se pergunta por que o Renan Calheiros ainda está no planalto? É uma consequência do funcionamento da mente humana. Uma consequência, de fato.

 

 

  • Uma pesquisa feita na Universidade Carnegie Mellon mostrou que pessoas preferem conselhos de fontes confiantes – mesmo que nós saibamos que essa fonte não seja assim tão bem credenciada. Se a pessoa tem noção disso (seja subconscientemente ou não), isso pode dar a ela uma confiança extra no assunto.
  • Seja persistente. Certo, não atormente uma pessoa até a morte se ela continuar dizendo não, mas não deixe que isso impeça que você tente persuadir outra pessoa. Você não conseguirá ser persuasivo com todos, especialmente enquanto ainda está aprendendo a ser assim. A persistência irá dar frutos no futuro.
  • A pessoa mais persuasiva é aquela que continua a pedir por aquilo que ela quer, mesmo que ela continue sendo rejeitada. Nenhum líder teria conseguido alguma coisa se eles tivessem desistido na primeira rejeição. Abraham Lincoln, um dos presidentes mais reverenciados na história, perdeu sua mãe, três filhos, uma irmã, a namorada, fracassou nos negócios, e perdeu 8 eleições antes de ter sido eleito o presidente dos Estados Unidos.
  • Mantenha contato visual e sorria. Seja educado, animado, e carismático. Uma atitude boa irá lhe ajudar mais do que você pensa. Pessoas irão querer ouvir o que você tem a dizer – no final das contas, conseguir entrar pela porta que é a parte mais difícil.
  • Você não irá querer que os clientes pensem que você está forçando seu ponto de vista à eles. Seja suave e confiante – será mais provável que eles acreditem em cada palavra sua.

 


 

E agora as considerações finais

Dicas

  • Ajuda muito se você for amigável, sociável, e tiver senso de humor; se você for alguém na qual é bom de estar junto, você irá conseguir influenciar mais as pessoas.
  • Não tente negociar com alguém quando você estiver cansado, com pressa, distraído, ou sem vontade; você com certeza irá fazer concessões na qual irá se arrepender mais tarde.
  • Cuidado com o que você fala. Tudo o que você disser tem que ser otimista, encorajador, e lisonjeiro; pessimismo e criticismo são broxantes. Por exemplo, um político que dá um discurso sobre “esperança” é mais provável de vencer uma eleição; falar sobre “amarguras” não funciona.
  • Sempre que você começar uma discussão, concorde com a pessoa, e diga todas as vantagens sobre o ponto de vista dela. Por exemplo, se você quer vender seus caminhões para uma loja específica de móveis, e o gerente diz na sua cara, "Não, não irei comprar seu caminhão! Eu gosto muito mais das outras marcas por causa disso e daquilo! ". Você deve concordar, e responder algo como "É claro, essa outra marca é muito boa de fato, eu ouvi falar que ela tem uma reputação de mais de 30 anos". Acredite, o gerente não irá mais ficar assim tão competitivo depois dessa! A partir daí, você pode dar seu ponto de vista sobre seus caminhões como "Contudo, você sabia que se os caminhões não conseguirem arrancar na neve, essa companhia não irá ajudar? E você terá que ligar para o reboque para que você mesmo conserte seus caminhões? ". Isso irá ajudá-lo a considerar sua proposta.
  • As vezes, ajuda fazer com que sua audiência saiba que algo é realmente muito, muito importante pra você, e outras vezes não. É importante que você use a discrição.

 

Fonte; http://pt.wikihow.com/Persuadir-Pessoas